Aplicativos ajudam o eleitor a buscar informações sobre candidatos

Apps identificam candidatos compatíveis com o eleitor, informam fichas corridas e fornecem conteúdo para ajudar decisão do voto

“Encontre candidatos pela similaridade com você, não pela verba da campanha”. Esse é o slogan do Appoie, aplicativo para celulares que traça o perfil do eleitor e encontra os candidatos mais compatíveis com o pensamento dele. Desde o ano passado, o ‘app’ trabalha para “contribuir para qualificação do voto através da tecnologia”.

Segundo o IBGE, 69% dos brasileiros acessam a internet pelo celular – é a principal porta de entrada da rede. Nada mais normal que as discussões sobre política que mobilizam os brasileiros chegassem, via sites e aplicativos, nesse ambiente.

Foram testadas diversas plataformas – entre aplicativos, sites e plugins – que se propõe a ajudar o eleitor nas decisões de voto de outubro. Lembrando que, além de eleger presidente e governadores, também estarão em disputa duas vagas de senador, além de deputados federal e estadual.

O design Daniel Veloso, de 35 anos, um dos criadores do Appoie, crê na pressão constante como forma ideal de se fazer política. “O eleitor pensa em votar em alguém conhecido, mas normalmente esse candidato é quem tem dinheiro para fazer a campanha e chegar até ele, não necessariamente tem o pensamento que combina com o do eleitor”, explicou Veloso.

Assim como o Appoie, os portais ‘Me Representa’ e ‘#TemMeuVoto’ funcionam com a metodologia da compatibilidade dos perfis dos candidatos, identificada por meio de respostas dos usuários a questões sobre temas da vida nacional. São as grandes preocupações dos eleitores: Educação, Saúde, Segurança, Corrupção, Emprego…

Já o aplicativo ‘Detector de Ficha de Político’ e a extensão para internet, o plugin ‘Hypeness’, servem para o eleitorado checar que políticos são alvo de ações na Justiça brasileira ou mesmo se estão cumprindo pena, sob o grifo da cor roxa para suspeitos e condenados. Através da tecnologia de reconhecimento facial, o usuário pode fotografar, seja ao vivo ou em qualquer lugar, o rosto do candidato a fim de conferir sua ficha.

Por fim, a maior fonte de informações sobre o pleito é ‘Eleições 2018 #VemPraUrna’, site do TSE que possui diversos dados importantes para o eleitor votar da melhor maneira possível. Hora de se conectar com a democracia.

Appoie

O que é?

O Appoie é um aplicativo que auxilia o eleitor a decidir seu voto para as vagas do Legislativo. Sua principal função é definir a similaridade do usuário com os políticos em mandado e/ou concorrentes.

Como funciona?

O aplicativo traça um perfil político do eleitor através da resposta de diversas questões. A partir do preenchimento do usuário, a plataforma reage apresentando os políticos mais alinhados ao pensamento dele.

Quem faz?

Criado por dois empreendedores que se dizem “ideologicamente neutros”, os engenheiros da computação Guto Marzagão e Roan Marques, além do designer Daniel Veloso.

Politize

O que é?

O ‘Politize!’ é produto de uma startup, disponível em aplicativo, site e redes sociais, voltado para a educação cidadã. Seu conteúdo é formado por textos, vídeos, podcasts, enquetes, infográficos e jogos.

Como funciona?

Associações e organizações colaboram com o conteúdo do projeto, que pode ser consultado nas diferentes plataformas. Entre o farto material do site, há um ‘guia do eleitor’, com informações abundantes sobre o pleito de outubro.

Quem faz?

São 182 colaboradores, entre diretoria executiva, equipe executiva e voluntários de todo Brasil, que constroem os conteúdos publicados no ‘Politize!’.

TSE Oficial

O que é

É o portal digital do Tribunal Superior Eleitoral. Nele, está a maior fonte de informações sobre as eleições. Registros de candidatura, declaração de bens, locais de votação e o mais importante: os planos de governo.

Como funciona?

O site do TSE, diferentemente de algumas plataformas, não interage com o usuário. Consiste em um armazém de informações públicas e institucionais à disposição permanente da população.

Quem faz?

O Tribunal Superior Eleitoral, através dos seus setores de comunicação, tecnologia da informação e design fazem o portal #VemPraUrna.

Detector de fichas de políticos

O que é?

Trata-se de um aplicativo que informa o status dos políticos em cumprimento de mandato na Justiça: se há algum inquérito em curso ou até condenação. A cor roxa grifa os políticos investigados.

Como funciona?

Através da tecnologia de reconhecimento facial e de um banco de dados com informações oficiais do STF, STJ, TJs e TRFs, exceto aquelas sob sigilo.

Quem faz?

Desenvolvido pela central ‘ReclameAQUI’, como iniciativa do projeto ‘Vigie Aqui’, o aplicativo é alimentado por esses dois organizadores e pelos próprios usuários, por meio das imagens dos candidatos.

Hypiness

O que é?

O Hypeness é um plugin (módulo de extensão ou aditivo de funções) que grifa o nome dos políticos em cumprimento do mandato com a cor roxa, assim como o Detector de Ficha de Políticos.

Como funciona?

Assim como o Detector de Ficha de Político, através da tecnologia de reconhecimento facial e de um banco de dados com informações oficiais do STF, STJ, TJs e TRFs, exceto aquelas sob sigilo.

Quem faz?

Desenvolvido pela central ‘ReclameAQUI’, como iniciativa do projeto ‘Vigie Aqui’, o aplicativo é alimentado por esses dois organizadores e pelos próprios usuários, por meio das imagens dos candidatos.

Transparência Brasil

O que é?

Site de fiscalização contra a corrupção. A ONG ‘Transparência Brasil’, com muitos serviços prestados, possui uma coleção importante de dados . No site, estão disponíveis informações sobre desempenho e processos de parlamentares.

Como funciona?

No site ‘transparenciabrasil.org’ há uma série de projetos com os quais os usuários podem, voluntariamente, contribuir, além de bancos de dados sobre irregularidades, de obras públicas, processos licitatórios e financiamento eleitoral.

Quem faz?

A equipe executiva é formada por oito jovens graduados na Universidade de São Paulo e pós-graduados, no exterior, em diversas áreas do conhecimento.

Me Representa

O que é?

O ‘Me Representa’ é uma ONG formada por coletivos de mulheres, que visa debater os temas ligados aos Direitos Humanos, com enfoque, nessas eleições, de traçar o perfil dos candidatos e pô-los à disposição dos eleitores.

Como funciona?

A plataforma conecta três eixos: candidatos, voluntários e eleitores. O primeiro responderá as questões do ‘Me Representa’ até meados de setembro, contando com a contribuição dos voluntários para realizar essa ponte.

Quem faz?

Rede Feminista de Juristas, #VoteLGBT, Blogueiras Negras e Fundação Cidadania Inteligente.

Tem meu voto

O que é?

O site #TemMeuVoto, assim como o Appoie, é uma plataforma que ajuda o eleitor a escolher os candidatos que mais se aproximam de sua visão política. Atualmente, a organização está coletando perfis dos candidatos.

Como funciona?

O usuário terá que responder a algumas perguntas simples sobre o que quer para o país. Também será possível filtrar os candidatos pelo histórico político e pelos processos e condenações, caso houver.

Quem faz?

Coordenado por Leandro Machado, co-fundador da ‘Cause’ e do ‘Agora!’, além diversos apoiadores oriundos de organizações da sociedade civil.

COMPARTILHAR