Campanha contra pólio e sarampo realiza novo Dia “D” de Vacinação

 

Estados e municípios que não vacinaram 95% do público abrirão os postos no próximo sábado (1º). Das 27 unidades da Federação, apenas o Amapá superou a meta

Cerca de 3 milhões de crianças ainda não foram vacinadas na campanha de imunização voltada para o público a partir de um ano e com menos de cinco anos de idade. A mobilização, que também inclui a vacina contra poliomielite, termina amanhã (31), mas o governo federal orienta que estados e municípios que não vacinaram 95% do público abram os postos de vacinação no próximo sábado (1º).

Segundo o Ministério da Saúde, entre os estados, apenas o Amapá superou a meta de vacinação: 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo. Entre os estados com menor cobertura estão o Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, que tem 54% pólio e 53,7% sarampo. Já entre as capitais, destacam-se Boa Vista (RR), com 38,4% para pólio e 38,3% para sarampo, seguida por Salvador (BA), com 38,8% pólio e 38,4% sarampo.

Casos

Até agora, o Brasil tem mais de 1,5 mil casos confirmados de sarampo e outros 7 mil suspeitos em investigação, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta reúne e atualiza constantemente dados recebidos das secretarias estaduais de saúde. Até a última terça-feira (28), o Brasil registrou sete mortes pela doença, sendo quatro delas no estado de Roraima e três, no Amazonas.

“Atualmente, o País enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas, que já computa 1.211 casos e 6.905 em investigação; e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença, sendo que 70 continuam em investigação”, esclareceu o ministério em nota divulgada ontem (29).

Fonte: brasil.gov.br

COMPARTILHAR