Whats’App começa a limitar a 5 o envio de mensagens no Brasil

 

O Whats’App começou a implantar limites mais rígidos de compartilhamentos de mensagens no Brasil. Após um período de testes iniciado em dezembro, o aplicativo agora oficializou que os usuários só podem compartilhar mensagens com até 5 conversas de uma vez. Até agora, o Brasil estava entre o grupo de regiões onde a restrição era mais leve, permitindo o compartilhamento para até 20 conversas de uma só vez. No entanto, o WABetaInfo informava que o Whats’App planejava limitar o compartilhamento a cinco conversas em todo mundo, e o Brasil foi um dos primeiros a ser atingido.

A iniciativa surgiu como uma forma de frear a disseminação de boatos na plataforma. A Índia foi o primeiro alvo da medida, justamente após uma onda de boatos causar uma epidemia de linchamentos, forçando o Whats’App a implementar o limite mais rígido de compartilhamento para apenas 5 conversas. A decisão de implementar a novidade no Brasil chega, no entanto, um pouco depois do período mais crítica em que a ação seria mais importante. O aplicativo foi uma ferramenta das mais poderosas para a difusão de boatos durante o período eleitoral, mesmo com o limite de compartilhamento para 20 pessoas.

A questão é saber se a restrição tem, de fato, alguma eficácia. Afinal de contas, nada impede que sejam feitos múltiplos compartilhamentos de cinco em cinco. Além disso, o Whats’App considera os grupos, que podem conter até 256 pessoas, como apenas uma conversa, o que amplia consideravelmente o alcance. Além disso, o app ainda permite as listas de transmissões, que permitem enviar uma mesma mensagem para um determinado grupo de pessoas indo muito além do limite de 5 conversas.

COMPARTILHAR