Bolsonaro ainda lidera agora seguido por Haddad, aponta pesquisa

 

Há exatamente um mês do 1º turno, Jair Bolsonaro lidera a corrida presidencial com 20% das intenções de voto, diz pesquisa realizada pela Ipespe divulgada na 6ª feira, 7. O levantamento foi encomendado pela XP Investimentos –o 1º da empresa a ser divulgado após o início do horário eleitoral, que começou em 31 de agosto.

Atrás de Bolsonaro aparecem empatados na margem de erro Fernando Haddad (PT), com 14%, e Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin, os 3 com 10%. O cenário considera que Haddad é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa (íntegra) foi realizada dos dias 3 a 5 de setembro de 2018, com 2.000 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 p.p. e o nível de confiança é 95,45%. O registro no TSE é BR-00339/2018.

Fernando Haddad sem Lula

A pesquisa considerou ainda o cenário em que Fernando Haddad (PT) aparece como candidato a Presidência, mas não é explicitamente apresentado aos eleitores como candidato apoiado por Lula. Nesta conjuntura, Haddad aparece com 8% das intenções, 6 p.p. abaixo de quando tem o apoio explícito do ex-presidente. Jair Bolsonaro lidera com 23%, Ciro Gomes e Marina Silva têm 11% e Geraldo Alckmin, 8%.

Lula como candidato

O levantamento da XP foi registrado em 31 de agosto, época em que a impugnação da candidatura do ainda não tinha sido aceita pelo TSE. Por este motivo, o ex-presidente ainda aparece em 1 dos cenários como opção na chapa petista.

No quadro em que aparece, Lula lidera com 33% das intenções de voto. Bolsonaro é o 2º colocado, com 22%, distante de Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (7%), Marina Silva (6%) e João Amoedo (5%), que estão embolados no páreo.

 

COMPARTILHAR