Candeias: Retrospectiva do SEDAS e de suas ações do Social em 2017.

A Prefeitura Municipal de Candeias através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social direcionou seus esforços ao longo de 2017 na estruturação e manutenção de projetos, bem como o lançamento das propostas mais urgentes. Dentre os projetos mais relevantes, destaca-se o CRAS (e serviços de conivência) e CREAS, cuja secretária tem dado total suporte e apoio, se empenhando para a melhoria nas instalações, contratação de profissionais e aquisição de equipamentos. Vale destacar que os Serviços de Convivência são alinhados aos CRAS e oferecem oficinas de arte música, teatro, artesanato, dente outros. Além dos citados, tivemos a mudança do Núcleo de Atendimento à Mulher, que se tornou, no final deste ano, o CRAM – Centro de Referência em Atendimento à Mulher, tornando o município um dos pioneiros na adequação às novas políticas públicas voltadas para as mulheres.
O Social também é o órgão que fiscaliza os projetos federais, como os já citados acima e o Bolsa Família, Conselho Tutelar e Centro POP. Além dos mencionados, nosso querido NASCE, que foi equipado e qualificado durante o ano, já começou a funcionar em alguns distritos, promovendo oficinas, cursos e qualificação para os distritos, vale ressaltar sua atuação itinerante nas localidades que ainda não foram contempladas com sede própria. A partir das diretrizes do NASCE, promoveremos no primeiro semestre do próximo, outros projetos como a Padaria Comunitária, a escola municipal de música – uma parceria com a SECULT – e a informatização de toda rede.
Tivemos diversas ações em parcerias com outras secretarias e órgãos externos, a exemplo da Caravana da Justiça, Feira do Trabalhador, participação da ACISO, em conjunto com a Marinha do Brasil. Mas grande parte das nossas ações são pautadas nas diretrizes do MDS – Ministério de Desenvolvimento Social e planos de governo estaduais e municipais, a exemplo da Conferência Municipal de Assistência Social, a inauguração da unidade do Vida Melhor, do lançamento da campanha estadual “Respeite as mina”, a atualização cadastral do Minha Casa Minha Vida, o cadastramento das famílias que habitam em Villa Benedito e a eleição dos conselhos municipais.
É de suma importância ressaltar a atuação do Social itinerante, que já visitou diversos distritos do município levando atendimento social, psicológico e jurídico às famílias que mais precisam e que não tem fácil acesso a esses serviços. Nesse patamar, o social através do CRAS, distribuiu cestas básicas para famílias cadastradas, além de promover qualificação para as mesmas através da parceria com o SENAI. Além das ações já citadas, fizemos a distribuição do peixe no primeiro semestre do ano. A realização do REDA empregou em torno de 110 pessoas. A proposta do Social é ultrapassar as linhas do assistencialismo e promover mobilidade social, melhoria na qualidade de vida e, principalmente, assistir a quem mais precisa.

ASCOM DO SEDAS

 

COMPARTILHAR