Criança é diagnosticada com meningite em Vitória da Conquista

 

Uma criança de 2 anos teve o quadro de meningite confirmado, nesta segunda-feira (10), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A menina estava internada no Hospital Esaú Mattos, e ao ser constatado por exames a gravidade da doença, a paciente foi transferida para UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista.

A menina é natural de São Paulo e estava de passagem na cidade quando apresentou um mal-estar com febre alta, dor de cabeça, vômito e pescoço rígido. Ela foi levada para o Pronto Atendimento Pediátrico, do Hospital Esaú Mattos, na quinta-feira (6). Após a constatação dos sintomas, compatíveis com os de meningite, a criança foi submetida a exames para comprovação da doença.

Em contato com funcionários do hospital, a redação do BNews confirmou que a paciente está em estado grave e que estava isolada dos outros pacientes da pediatria. E a admissão de novos pacientes na ala foi suspensa pelo hospital por medida de segurança.

Em nota, a assessoria da secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informou que o diagnóstico de meningite foi confirmado. “A paciente que, durante o período de internamento no Esaú, recebeu cuidados intensivos da equipe da unidade, foi transferida para UTI Hospital Geral de Vitória da Conquista,no último sábado (8)”, diz a nota.

Meningite
A meningite é contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado. É uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.

A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.

Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono. Meningite bacteriana é a mais grave de todas.

COMPARTILHAR