Entenda o que significa o termo ‘lockdown’

Vehicles wait in line at a novel coronavirus, Covid-19, mobile test site in Los Angeles, Caifornia on May 6, 2020. - Some retailers in California, including bookstores, flower shops and clothing stores, will be allowed to reopen for business at the end of the week, the state's governor announced on Monday. (Photo by Frederic J. BROWN / AFP)

 

Adotado por países como China, Espanha, Itália e Alemanha, a medida chamada lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.

O lockdown consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.

Ou seja, se um governante impõe um lockdown, na prática a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.

O descumprimento da medida pode acarretar multas e até mesmo pena criminal. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial . No Maranhão, por exemplo, onde foi decretado um lockdown, isso se faz em um formulário online.

Já no estado do Pará, o governo decretou lockdown em dez cidades para aumentar índices de isolamento social. Está previsto que haja medidas educativas para quem furar os bloqueios, mas punições mais severas poderão ser aplicadas também.

COMPARTILHAR