Filhote de baleia jubarte encalha na praia de Coutos

 

O filhote de uma baleia jubarte encalhou na praia de Coutos, em Salvador e foi encontrado por pescadores e moradores da região, na manhã desta sexta-feira (30).

O animal está sem forças para voltar ao oceano. Voluntários jogam água no animal para tentar mantê-lo vivo até a chegada de reforços do Ibama, do Instituto Baleia Jubarte ou mesmo do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, que fica na Praia do Forte, cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral da Bahia, na região de Praia do Forte, em Mata de São João, e do arquipélago de Abrolhos, em Caravelas, durante a temporada de reprodução das jubartes, entre os meses de julho e outubro.
As baleias procuram águas quentes para se reproduzir nesse período do ano. Com a aproximação dos animais no litoral baiano, os pesquisadores notam uma tendência de crescimento do número de encalhes.

Em 2018 foram registrados 101 encalhes ao longo da costa brasileira. A previsão para este ano é de que os registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos, sendo que são raros os casos em que as baleias encalham vivas nas praias.

COMPARTILHAR