Fundação espanhola Juegaterapia faz ação no Martagão Gesteira

A visita do músico Carlinhos Brown ao Hospital Martagão Gesteira foi marcada por sorrisos de crianças em tratamento com câncer. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 12, em parceria com a Fundação Espanhola Juegaterapia, que há oito anos apoia o tratamento de crianças por terapias com jogos e ambientes lúdicos.

Durante a visita, o artista, que é o padrinho da ação, distribuiu jogos como Nintendo, Play Station e tablets, além dos bonecos Baby Pelón, idealizados pela fundação em 2014.

Os bonequinhos são inspirados em crianças que perdem cabelos durante o tratamento e usam 10 tipos diferentes de lenços desenhados por artistas, como Alejandro Sanz, Shakira e Rick Martin. A Juegaterapia também construiu dois jardins em telhados de hospitais infantis em Madri.

Parceria

“Estou como mobilizador dessa parceria e sou muito agradecido pela oportunidade de vivenciar o trabalho de extrema eficiência que o Martagão tem estabelecido”, destacou Brown.

Brown diz estar inspirado no uso do turbante para confecção dos lenços e convidou as crianças a ajudarem a escolher um nome para versão baiana da Pelón.

A bonequinha com o lenço desenhada por Ricky Martin foi entregue por Brown nas mãos da pequena Giovana, 11 anos. “Ela lembrou que já tinha visto ele na televisão e disse que realizou um sonho estando perto dele”, contou a mãe Marina Lima.

Há seis meses em tratamento de quimioterapia, Giovana passou recentemente por intervenção cirúrgica para amputação da perna.

Para Maurício Martins, presidente do conselho da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão, foram vendidas em torno de 900 mil Pelón na Espanha, superando as vendas da boneca Barbie. “A venda dessa bonequinha será boa aqui também e será revertido exclusivamente para a oncologia”, ressalta.

O espanhol Manuel Rubio e a baiana Maria Izabel de Araújo formam o casal responsável pelo diálogo entre a Juegaterapia e o Martagão Gesteira.

Atuação

“A fundação trabalha com foco no estudo do câncer de modo geral, como também proporciona às crianças um ambiente lúdico durante o tratamento. A sede da fundação é na Espanha, mas já tem representação em diversos países. Nosso interesse foi trazer também para o Brasil”, contou Maria Izabel.

A fundação entrará em diálogo com rede de loja de brinquedos para a venda da Pelón em todo o Brasil. Os bonecos podem ser comprados no site www.amazon.es.

COMPARTILHAR