SF do Conde: Artistas realizam Café Lítero-musical em homenagem ao Novembro Negro

Artistas e poetas da cidade de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana a 67 km de Salvador, vão promover amanhã, 19, o Café Preto Literomusical. O evento vai ser realizado no Complexo Escolar As Três Marias, no Bairro de São Bento das Lages, a partir das 9h, e será aberto ao público.

O evento é organizado, dentre eles, pela atriz Nataline Santos, e tem a intenção de unir pessoas de diferentes segmentos culturais, religiosos e ideológicos para discutir políticas públicas de qualidade para negros. Serão discutidos, entre outros temas, o empoderamento negro, valorização da identidade negra, consciência racial, valorização de espaços e intolerância religiosa.

Consciência

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data da morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os descendentes reivindicam.

COMPARTILHAR